Notícias

Acompanhe as notícias recentes do ramo.

Cuidados necessários para o home office

Muitas empresas tiveram que aderir ao teletrabalho (home office, quando o trabalho é feito de casa) devido ao isolamento social imposto como medida de conter a proliferação do novo coronavírus. Como a mudança foi repentina, muitos profissionais não estavam preparados e tiveram que improvisar um ambiente de trabalho em casa.

As empresas devem elaborar um aditivo contratual para a realização do teletrabalho, onde devem ser estabelecidas as tarefas e parâmetros relativos ao custeio da estrutura de trabalho. Ao instituírem o home office, podem cortar o benefício de auxílio-transporte. 

Para o empregado que está em casa executando as atividades profissionais é importante destacar cuidados necessário para que tenha um melhor desempenho e mantenha a qualidade de saúde física e mental. Listamos alguns pontos importantes para o home office:

  • Disciplina e responsabilidade – Você precisará estar mais organizado em relação às tarefas de rotina. Gerenciar o tempo de maneira a otimizar seu trabalho sem ter perdas em horários de intervalo, almoço ou até mesmo virar a noite;
  • Apresentação pessoal – Caso você precise reunir-se com seus colegas de trabalho ou até mesmo atender clientes, é essencial que você esteja vestido adequadamente com uma apresentação pessoal condizente com sua atividade profissional;
  • Ergonomia – Os móveis (mesa e cadeira) devem ter a ergonomia certa para não prejudicar a postura do profissional;
    • Mesa: o ideal é que o tampo tenha entre 70 e 75 centímetros de altura e profundidade de no mínimo 45 centímetros;
    • Cadeira: deve ter altura que ao sentar com a lombar encostada no fundo, os joelhos fiquem no ângulo de 90º e os pés apoiados. Não necessariamente a cadeira deve ter braço, mas se tiver é bom para descansar;
    • A tela do computador ou notebook deve ficar na altura dos olhos, evitando assim forçar a coluna cervical;
  • Faça pausas – pausas para o café, ir ao banheiro, beber água ou apenas para descansar a mente devem ser mantidas no home office. Essas pausas são necessárias para que você melhore seu rendimento, no entanto é preciso ter cuidado com as inúmeras distrações que temos em casa.
  • Ao fim do expediente, saia do trabalho – É comum a pessoa não conseguir desligar ao fim do expediente e assim tornar-se refém do trabalho dentro de casa. Ao terminar o expediente desligue o computador, levante da cadeira foque nas suas atividades pessoais.

Todas essas dicas exigem que uma rotina seja criada a fim de que o profissional consiga executar melhor suas tarefas e ainda manter uma qualidade de vida.

Nós, do escritório  Rocha Advogados Associados seguiremos compartilhando informações importantes sobre a legislação vigente. Ainda tem dúvida sobre quais os cuidados necessários para o home office? Entre em contato com nosso escritório, estaremos à disposição para ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *