Notícias

Acompanhe as notícias recentes do ramo.

Como a pandemia está afetando a economia da indústria brasileira? Qual o melhor planejamento jurídico para as indústrias se manterem pós-crise?

A pandemia do coronavírus tem afetado a maioria dos setores da economia, sendo a indústria um dos mais afetados pela dificuldade de se obter insumos e matérias primas, sobretudo aqueles importados de outros países também atingidos pelo vírus, diminuição da demanda pelos seus produtos e a queda no capital de giro.

Este cenário também foi agravado pela paralisação das atividades por tempo indeterminado em diversas indústrias ou interrupção da produção sem previsão de retorno.

As consequências são sentidas na dificuldade de pagamento de tributos, folha de pagamento dos salários dos empregados, fornecedores e contas básicas como luz, água e aluguel.

Neste sentido, as empresas deste setor estão adotando medidas a fim de diminuir seus custos trabalhistas, como a implementação do trabalho remoto, isto é, o home office para grande parte de seus funcionários e a redução proporcional de jornada e de salário, conforme informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Deste modo, faz-se necessária a elaboração de um planejamento jurídico para que as empresas sobrevivam a esse período, devendo conter algumas estratégias essenciais para esse momento, tais como: redução efetiva dos custos, corte de gastos desnecessários como mão de obra ociosa ou custos indiretos na produção, diminuição do pro labore.

Ainda, as dívidas já existentes nas indústrias devem ser renegociadas, devendo as empresas também buscar linhas de crédito, renegociar contratos com condições e prazos diferenciados, bem como analisar a continuidade ou o fechamento de novos contratos.

De todo o modo, para se elaborar um planejamento jurídico mais detalhado, é importante analisar as peculiaridades de cada empresa. Nossa equipe está à disposição para analisar com maior cautela o que é possível para seu ramo específico de negócio.

Nós, do escritório Rocha Advogados Associados, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19. 👊

Ficou com dúvidas? Converse com a nossa equipe sem compromisso através do Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *